Se você se interessa pelo mercado imobiliário, mas não possui muitos recursos disponíveis, saiba que é possível investir em imóveis com pouco dinheiro.
Muitos desejam adquirir uma propriedade, mas podem ficar receosos quanto aos valores necessários.
No entanto, já existem alternativas para realizar aplicações nesse mercado com pouco capital, e vale a pena conhecer algumas antes de planejar o seu próximo investimento.
Veja como investir em imóveis com pouco dinheiro e quais as opções que mais combinam com o seu perfil.
Por que investir em imóveis?
O mercado imobiliário vem apresentando um crescimento considerável, voltando a se aquecer dos últimos anos. Assim, traz um potencial de valorização para os investidores.
Além disso, trata-se de uma das principais alternativas para quem deseja incrementar o patrimônio e diversificar a renda, inclusive de forma passiva, por meio de aluguéis.
E com a expansão do mercado, surgem novas possibilidades de aplicação, que podem combinar com diferentes perfis, inclusive para quem quer investir em imóveis com pouco dinheiro.
Ainda, vale reforçar que, atualmente, é possível adquirir propriedades com mais facilidade, contando com especialistas que reduzem as burocracias, com menos custos.
Como investir em imóveis com pouco dinheiro?
Para quem quer investir em imóveis com pouco dinheiro, existem algumas alternativas disponíveis no mercado. Confira as principais opções:
Fundos imobiliários
Os fundos imobiliários são um tipo de investimento da Bolsa de Valores que reúne diversos participantes, aplicando recursos em um empreendimento do setor.
No futuro, os cotistas receberão os rendimentos e juros proporcionalmente ao número de papéis adquiridos.
Essa é uma opção interessante para investir em imóveis com pouco dinheiro, pois existem cotas disponíveis em diversos valores, inclusive a partir de R$10.
Dessa forma, para quem não possui um alto orçamento, ou interesse em obter um imóvel, de fato, é possível adquirir fundos imobiliários.
Letra de crédito imobiliário (LCI)
Ainda, para investir em imóveis com poucos recursos, também é possível adquirir Letras de Crédito Imobiliário (LCI).
Trata-se de um tipo de empréstimo bancário, onde a instituição recebe a aplicação e direciona para determinado empreendimento do segmento.
Com isso, o titular passa a receber os rendimentos e juros correspondente ao valor emprestado, podendo resgatá-lo no futuro.
Essa é uma opção interessante para quem quer investir em imóveis com pouco dinheiro, pois é possível aplicar diferentes valores nas propostas, ideal para diversificar a carteira.
Certificado de recebíveis imobiliários (CRI)
O Certificado de Reybíveis Imobiliários (CRI) funcionam de maneira semelhante ao LCI, mas com diferença na emissão, uma vez que pertencem a companhias securitizadoras.
Dessa forma, essas empresas emitem os papéis e o dinheiro é emprestado para projetos da área imobiliária.
Embora não seja possível adquirir o imóvel em questão, o investidor pode atuar na área com mais facilidade, pois existem cotas a partir de valores acessíveis.
Letra Imobiliária Garantia (LIG)
Para quem procura investimentos de longo prazo, pode ser interessante investir na Letra Imobiliária Garantida (LIG).
Ela apresenta funcionamento semelhante ao LCI, mas com diferença no prazo de vencimento, de, no mínimo, 2 anos.
Dessa forma, é uma alternativa para quem deseja investir em imóveis com pouco orçamento, obtendo assim, rendimentos no futuro e recebendo juros de aplicação.
Leilão de imóveis
Enquanto isso, também é possível investir em imóveis com pouco dinheiro e adquirir a propriedade para o seu patrimônio com os leilões.
Ao contrário de papéis de investimento, essa atividade permite ao proprietário se tornar dono do bem imobiliário, por preços mais baixos, uma vez que os valores de oferta ficam abaixo da média.
Além disso, o investidor poderá ter outras possibilidades de ganhos com um imóvel próprio, como obter renda passiva de aluguel ou revender com lucros.
Com a ajuda de empresas personalizadas, como a Hauzs, é possível participar de leilões de imóveis com ainda mais praticidade e menor burocracia nas compras.
Qual a diferença do imóvel físico para os investimentos atrelados a imóveis
Ao investir em imóveis físicos por meio de práticas acessíveis, como leilões, ele se torna propriedade do investidor.
Isso significa que não é necessário dividir a valorização, além de ter mais opções de ganhos, seja por meio de renda passiva ou revenda.
Enquanto isso, os investimentos atrelados a imóveis possuem cotas de baixo custo, mas o bem imobiliário não pertence ao investidor, somente os papéis. Futuramente, seus lucros provém apenas de repasses e juros.
Dessa forma, para quem prefere ter controle sobre o patrimônio, os imóveis próprios são a melhor alternativa, aumentando o patrimônio com mais segurança e autonomia.
Como adquirir um imóvel de leilão com pouco dinheiro?
Para quem se interessa por investir em imóveis com pouco dinheiro em leilões, vale a pena conhecer mais sobre o processo e contar com empresas especializadas para auxiliar na compra.
Por exemplo, a Hauzs auxilia na busca das melhores ofertas para o perfil do investidor, a partir das características e orçamento do interessado.
Além disso, existem diversas alternativas práticas para participar de leilões pela internet, com sites seguros e confiáveis.
Após encontrar uma plataforma com propostas atrativas e uma empresa qualificada para auxiliar, será possível investir em imóveis com pouco dinheiro.
Quando devo investir em imóveis com pouco dinheiro?
Se você se interessa por bens imobiliários, mas possui recursos limitados, vale a pena saber como investir em imóveis com pouco dinheiro.
Existem diversas alternativas acessíveis para os mais diferentes perfis, desde papéis em fundos, até investimentos e empréstimos para bancos.
Assim, você poderá ter um imóvel sem precisar dividir os rendimentos e o controle sobre ele.
Conheça mais sobre os leilões e conte com a Hauzs para investir em imóveis com pouco dinheiro e mais praticidade.