Imóveis usados podem ser uma alternativa interessante de investimento para quem procura uma propriedade com um bom custo-benefício. Além de preços reduzidos, também são opções com maior variedade e flexibilidade nas negociações.
No entanto, antes de comprar um imóvel usado, vale a pena conhecer as vantagens e desvantagens desse investimento, e conferir ponto de atenção para a sua análise.
Por isso, acompanhe neste conteúdo esses e outros detalhes no conteúdo que preparamos, e saiba se vale a pena considerar essa alternativa.
Por que investir em imóveis usados?
Investir em imóveis usados pode trazer economia e maiores possibilidades de negociação para o interessado, além de contar com catálogos mais amplos de pesquisa.
Em geral, residências ou comércios que já apresentaram um proprietário são mais baratos do que lugares recém-construídos. Dessa forma, a compra demanda um investimento inicial maior.
Enquanto isso, diversos donos se interessam por repassar a propriedade quanto antes, e tornam a negociação mais flexível.
Ainda, lugares ocupados anteriormente também pode ter potencial de valorização nos próximos anos, especialmente se estiverem bem conservados e em uma boa localização.
Para quem está procurando a opção ideal, existe um catálogo mais variado para procurar, pois a quantidade de imóveis usados a venda é considerável.
Como está o mercado de imóveis usados?
O mercado de imóveis usados está vivenciando um reaquecimento em 2023, se recuperando de baixas nos acordos.
Segundo a plataforma imobiliária Kenlo, o setor registrou queda de 19,86% nos contratos do primeiro semestre de 2022.
Esse resultado provém de diversos critérios, especialmente a pandemia de Covid-19 e as oscilações na taxa de inflação.
No entanto, os números voltaram a crescer, especialmente em regiões metropolitanas de grande movimentação.
Por exemplo, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) divulgou que o mês de dezembro de 2022 fechou com alta de 43,4% nas vendas de imóveis usados e 98,2% a mais de locações em localidades próximas ao ABC paulista.
Assim, alguns estados já começaram a se recuperar, e os próximos meses podem ser mais positivos para esse cenário.
Quais os benefícios de investir em imóveis usados?
Investir em imóveis usados pode trazer uma série de benefícios para interessados em uma nova aquisição. Veja alguns dos pontos que se destacam:
Valores acessíveis
Em geral, os imóveis usados possuem preços mais acessíveis do que os novos. Isso ocorre porque, ao longo do tempo, eles podem sofrer desgastes, como rachaduras, pinturas desbotadas ou problemas de encanamento, diminuindo seu valor de mercado.
Assim, os investidores podem adquirir um imóvel em boas condições a um preço mais baixo, aumentando as chances de obter um retorno financeiro mais satisfatório.
Menor burocracia
A compra de um imóvel novo pode ser mais burocrática, uma vez que é necessário lidar com uma série de documentos e exigências legais.
No caso de imóveis usados, a negociação pode ser mais rápida e menos complexa, por exigir menos documentos e comprovações.
Além disso, muitas propriedades já possuem vistorias e outros alvarás que autorizam a negociação, agilizando o processo de aquisição e possibilitando encerrar a aquisição quanto antes.
Mais alternativas de compra
Comprar imóveis usados pode ser um processo mais simples para interessados, por apresentar diversas alternativas de negociação.
Além das opções de compra diretamente com o proprietário, também existem possibilidades como leilões.
Eles oferecem uma variedade de opções a preços mais acessíveis do que os praticados no mercado, o que pode ser vantajoso para investidores que buscam uma propriedade com melhor custo-benefício.
Nesse caso, vale a pena procurar opções por essa alternativa, ou mesmo contar com empresas especializadas, como a Hauzs, que auxiliam na busca do imóvel ideal.
E as desvantagens de investir em imóveis usados?
Por outro lado, investir em imóveis usados pode apresentar alguns pontos menos positivos para o interessado, e vale a pena conferir esses obstáculos antes de tomar uma decisão. Veja mais detalhes:
Condições do imóvel
Ao adquirir um imóvel usado, é preciso estar atento às suas condições de conservação. Em alguns casos, o local pode apresentar defeitos ou necessidades de reparos.
Nesse caso, a compra ou aluguel demanda um investimento adicional para consertos, além de aumentar o tempo necessário para começar a obter retorno financeiro.
Por esse motivo, é uma operação que exige maior atenção e vistorias prévias antes de negociar o contrato.
Necessidade de obras
Ao contrário de alternativas como imóveis novos ou planejados, para deixar a propriedade do jeito que se deseja, pode ser necessário investir em obras e reformas.
Essa ocorrência é especialmente importante para quem avalia locais com objetivo de residir, ou possui demandas específicas para atender.
As adaptações irão demandar tempo e dinheiro e, se não for bem-organizado, também compromete a satisfação e até mesmo o retorno financeiro.
Documentação e financiamento
A documentação de um imóvel usado também pode ser uma desvantagem, pois precisa estar em ordem para o investimento ser seguro.
Além disso, muitas pessoas buscam alternativas financeiras para comprar uma propriedade, como financiamentos.
No entanto, pode ser mais difícil obter autorização de crédito se o imóvel usado possuir dívidas ou pendências anteriores.
Nesse caso, para evitar problemas, é importante contar com a ajuda de uma empresa mediadora ou de um profissional especializado na área imobiliária.
Como investir em imóveis usados?
Para quem se interessa por imóveis usados, é possível investir nessa alternativa por meio de diferentes opções. Confira detalhes sobre as principais formas de compra:
Financiamento
O financiamento é um crédito cedido ao interessado para adquirir bens como automóveis ou imóveis. Nesse caso, o valor é parcelado, com taxas de juros, e amortizado com o tempo.
Também existe a possibilidade de financiar imóveis usados, sendo uma alternativa acessível para quem não possui o capital integral no momento.
O interessado por contar com uma instituição financeira, corretoras ou verificar, individualmente, as propostas de crédito.
Leilão de imóveis
Enquanto isso, o leilão de imóveis também é uma alternativa para quem deseja adquirir imóveis usados.
Esse espaço traz propriedades com menor custo e negociação facilitada, por meio de propostas e lances coletivos.
Para participar de leilões, o interessado pode procurar instituições oficiais, como a Caixa Econômica Federal, ou verificar sites confiáveis online, por exemplo.
Especialistas em imóveis usados
No entanto, adquirir imóveis usados de forma individual pode ser mais burocrático e complexo. Assim, vale a pena considerar a ajuda de especialistas, como a startup Hauzs.
Uma equipe de profissionais qualificados facilita as pesquisas, de maneira convencional ou digital, além de orientar quanto a propostas, ofertas e documentação.
Dessa forma, pode ser uma maneira atrativa e fácil de adquirir imóveis usados com maior segurança.
Afinal, vale a pena investir em imóveis usados?
Se souber onde procurar e se atentar para as condições de negociação, vale a pena considerar imóveis usados.
Essas alternativas podem ser mais acessíveis, com maior variedade de negociação e flexibilidade nas propostas.
Além disso, o valor de aporte é menor, e existem opções como financiamentos, que facilitam a compra.
No entanto, é fundamental ter atenção para as condições do imóvel e suas documentações. Nesse caso, conte com especialistas no assunto para te ajudar.Conheça os serviços da Hauzs para adquirir sua propriedade com mais segurança. Entre em contato com nossos especialistas!