Escolher entre fundos imobiliários ou leilão de imóveis pode ser um processo complicado para quem deseja investir na melhor alternativa para seu perfil.
Cada opção possui seus próprios benefícios e características, sendo mais recomendados para determinadas situações e perfis de proprietário.
Nesse caso, antes de tomar uma decisão definitiva, vale a pena conhecer mais sobre as diferenças entre cada possibilidade, para entender como escolher entre elas.
Para te ajudar a escolher entre fundos imobiliários ou leilão de imóveis, separamos as principais informações sobre cada produto. Confira!
O que é o leilão de imóveis?
O leilão de imóveis é uma categoria de vendas de bens imobiliários em formato de anúncio ao público, feito por uma terceira pessoa autorizada, com lance mínimo para aquisição.
Geralmente, é um procedimento realizado pelos órgãos governamentais ou instituições financeiras para liquidar propriedades e pagamentos de dívidas.
Dessa forma, o leiloeiro realiza o anúncio do imóvel e o preço mínimo para propostas. Interessados que desejarem o bem imobiliário podem oferecer o valor ou aumentá-lo. O ganhador do leilão será a maior proposta válida.
Além de ser um formato mais dinâmico de compra de imóveis, o leilão também é conhecido pelos preços acessíveis, pois os imóveis tomados devem ser vendidos mais rapidamente.
O que são fundos imobiliários?
Fundos imobiliários são um tipo de investimento que reúne bens coletivamente para aplicação em empreendimentos imobiliários.
Interessados em contribuir com determinado projeto adquirem cotas da proposta e se tornam participantes do fundo.
Futuramente, o imóvel que recebeu o investimento coletivo de vários investidores pode apresentar retornos financeiros, que serão divididos proporcionalmente às cotas.
Nesse formato, os participantes não adquirem o imóvel em si, mas sim direcionam seus recursos para financiar uma proposta, com intenção de obter lucros no futuro.
Por exemplo, a construção de um prédio comercial realiza a abertura de um fundo imobiliário para captar recursos. Posteriormente, quando ficar pronto e for alugado, o valor é pago para os investidores conforme cada cota.
Quais as diferenças entre fundos imobiliários e leilão de imóveis?
As principais diferenças para escolher entre fundos imobiliários ou leilão de imóveis consideram a forma de participação do investidor e os possíveis retornos.
A princípio, o leilão permite que o proprietário atue sozinho. Em algumas ocasiões, pode contar com a ajuda profissional de empresas especializadas, como a Hauzs, mas a aquisição é integralmente do interessado.
Enquanto isso, a participação em fundos imobiliários acontece coletivamente, e os rendimentos são distribuídos proporcionalmente às cotas que cada participante possui.
As formas de patrimônio e renda também variam. Para quem deseja ampliar os bens de forma sólida, entre fundos imobiliários ou leilão de imóveis, o mais recomendado são leilões.
Afinal, a propriedade será do titular que a adquiriu, enquanto o investidor de fundos possui somente seus papéis, e não o imóvel.
Posteriormente, com leilão existe a chance de obter renda com aluguel e revenda direta. Os fundos proporcionam somente o pagamento de rendimentos e juros de operações indiretas.
O que avaliar antes de escolher entre leilão de imóveis e fundos imobiliários?
Para quem está em dúvida entre fundos imobiliários ou leilão de imóveis, existem algumas dicas sobre o que avaliar em cada proposta. Veja mais detalhes:
Objetivo do imóvel
Conhecer o objetivo do imóvel ajudará o investidor a optar entre fundos imobiliários ou leilão de imóveis.
Por exemplo, propósitos como expandir o patrimônio, moradia ou aluguel direto tornam a aquisição por leilão mais vantajoso.
No entanto, pessoas que desejam apenas atuar de forma mais prática, sem administrar imóveis, somente com papéis e rendimentos, podem se interessar pelos fundos.
Ter esses objetivos em mente ajudará a encontrar a opção mais vantajosa para cada momento.
Oferta
Além disso, vale a pena verificar qual a oferta que cada produto disponibiliza, em termos financeiros e também de recompensas.
Dependendo do orçamento e disponibilidade do investidor, a escolha entre fundos imobiliários ou leilão de imóveis pode depender da proposta mais em conta.
É fundamental avaliar o conjunto completo da oferta, não apenas em questão de recursos, pois benefícios e retornos também são relevantes.
Projeto de longo prazo
Ainda, cada opção apresenta uma proposta de longo prazo diferente, que pode ajudar na escolha entre fundos imobiliários ou leilão de imóveis.
A compra definitiva traz diversas possibilidades para o proprietário, enquanto o investidor de papéis possui restrição para o que o projeto determina.
Por outro lado, as movimentações podem ter constâncias distintas a longo prazo, e vale a pena considerar isso.
Quais os benefícios dos fundos imobiliários?
Antes de tomar uma decisão definitiva, vale a pena conhecer os benefícios dos fundos imobiliários e o que eles podem propor ao investidor. Veja mais:
Baixo investimento
As negociações dos papéis de fundos imobiliários na Bolsa de Valores possuem preço reduzido, mesmo para iniciantes.
Existes projetos com cotas a partir de R$10, que já permitem o recebimento de retornos no futuro, algo atrativo para quem conta com orçamento limitado.
Além disso, essa opção costuma não apresentar altas taxas, e realiza o pagamento dos rendimentos com juros.
Praticidade administrativa
Os fundos imobiliários não são administrados pelos investidores, mas sim por gestores especializados que tornam o processo mais simples.
Dessa forma, se o interessado deseja mais praticidade no seu dia a dia de aplicações, os fundos podem ser uma alternativa interessante.
Quais os benefícios do leilão de imóveis?
Por outro lado, vale a pena conhecer os benefícios do leilão de imóveis também, para comparar as alternativas e escolher a que melhor combina com seu perfil. Confira abaixo:
Opções acessíveis
Uma das principais características do leilão de imóveis é a possibilidade de encontrar uma variedade de opções com preço mais acessível.
É possível adquirir diferentes tipos de propriedades imobiliárias, com valores abaixo da média de negociação no mercado, sendo um investimento que se apresenta como vantajoso.
Menor burocracia
Além disso, com as praticidades do mercado imobiliário atual, o investidor não precisará enfrentar altas burocracias para adquirir um imóvel em definitivo.
Com sites de leilão online e empresas especializadas em buscas personalizadas, como a Hauzs, o investidor não precisará se preocupar com as pesquisas ou trâmites mais complexos para participar.
Fundos imobiliários ou leilão de imóveis: Qual deles escolher?
Escolher entre fundos imobiliários ou leilão de imóveis dependerá dos objetivos e condições do investidor.
Em termos de estabilidade e retornos mais sólidos, o leilão pode ser a opção indicada, pois permite adquirir uma propriedade definitivamente.
Por outro lado, para pessoas com menor orçamento e busca por alternativas mais flexíveis, pode ser interessante considerar os fundos imobiliários.
De modo geral, vale a pena avaliar suas intenções e determinar qual a opção que melhor se enquadra em cada momento.Se o leilão de imóveis for a opção certa para você, conte com a Hauzs para facilitar esse processo. Conheça nossas soluções e comece a participar.