O mercado imobiliário pode ser segmento lucrativo para quem deseja construir um patrimônio, mas, antes de investir, é fundamental entender como ele funciona.
Afinal, existem diversas oportunidades de negócio, e interessados devem avaliar qual a melhor alternativa para atender ao seu perfil e aos seus objetivos.
No entanto, poucos investidores conhecem, de fato, como essa área opera, e podem ter dúvidas sobre como aplicar capital no setor.
Por esse motivo, separamos algumas informações para te ajudar a entender mais sobre o mercado imobiliário e quais os benefícios de investir nesse segmento. Confira!
O que é o mercado imobiliário?
O mercado imobiliário é um setor que trabalha com a negociação de imóveis. Trata-se de um espaço para realizar a compra e venda de diferentes propriedades, como casas, apartamentos ou espaços comerciais.
Todas as atividades relacionadas a esse tipo de negociação são efetuadas no setor, que conta com seus próprios profissionais e programas de regulação, como o Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Na prática, pessoas que desejam ter um investimento financeiro imobiliário deve atuar nesse mercado, seja diretamente, com compra ou aluguel, ou de maneira indireta, por meio de fundos ou ações, por exemplo.
O mercado imobiliário no Brasil
O mercado imobiliário no Brasil possui alta movimentação, e alcançou números recordes nos últimos anos.
Segundo a Pesquisa do Mercado Imobiliário da RMSP realizada em junho de 2022 pela Secovi-SP, as vendas de imóveis superaram em 72% os números do ano anterior.
Além disso, o ano de 2021 registrou uma movimentação de R$11 bilhões a mais em vendas, somando R$99 bilhões ao todo. O crescimento foi superior a 12% em relação aos períodos anteriores.
Isso indica que o setor brasileiro permanece aquecido, mesmo após situações como a pandemia de coronavírus.
Ainda, é um mercado que conta com diversos agentes, não apenas corretoras, mas bancos, construtores e financeiras, que ajudam a manter o segmento em alta.
Como o mercado imobiliário funciona?
O mercado imobiliário funciona por meio de três agentes principais:
- Donos de imóveis;
- Interessados em imóveis;
- Corretores de imóveis.
Os proprietários possuem opções como vender ou alugar seus espaços, o que gera renda passiva, ao passo que traz mais alternativas para os interessados.
Enquanto isso, mesmo que seja possível negociar direto com os donos, contar com a ajuda de um corretor não apenas simplifica o processo, como facilita a transição e burocracias envolvidas.
Por esse motivo, é comum que essas três partes estejam envolvidas na maioria das transações do setor imobiliário.
Além disso, podem existir outras formas de mediação além da corretagem, como empresas de leilão, que auxiliam o interessado a encontrar um imóvel com preço mais acessível, por estar fora do mercado principal.
De modo geral, trata-se de um segmento com diversas possibilidades de funcionamento, mas sempre deve envolver um proprietário de imóveis e uma pessoa interessada em adquiri-lo.
Por que investir no mercado imobiliário?
Mesmo após conhecer mais sobre o mercado imobiliário, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre os benefícios que investir, efetivamente, nesse setor. Por isso, vale a pena conferir algumas das vantagens que acompanham essa atividade. Veja abaixo:
Mercado aquecido
O mercado imobiliário, em especial no Brasil, é um setor que permanece aquecido, mesmo em situações menos favoráveis.
Por exemplo, ele se manteve com números relativamente altos durante a pandemia de coronavírus, muito impulsionado pelas movimentações de compra e venda, e a busca por espaços mais adequados de home office.
Além disso, sempre existem construções e novas oportunidades de investimento, seja para negociações ou fundos de investimento. Isso faz com que o setor permaneça movimentado.
Diversificação de investimentos
Existem diversas formas de investir em um mercado imobiliário, sem se restringir, especificamente, à compra e venda.
Interessados podem alugar os espaços, por exemplo, ou trabalhar com fundos de investimento (FII), ações ou letras de crédito.
Essas possibilidades diversificam as opções para os agentes, permitindo que encontrem o produto ideal para atender à sua demanda.
Praticidade
Ainda, os novos canais de comunicação e negociação tornam os investimentos no mercado imobiliário mais simples de serem feitos.
Atualmente, é possível encontrar imóveis diretamente pela internet, conversar com corretores e até mesmo adquirir a propriedade sem sair de casa.
O mesmo ocorre com investimentos nas corretoras de valores ou na procura por imóveis de leilão. Empresas especializadas facilitam essa busca, tornando a atuação do interessado mais prática e ágil.
Como investir no mercado imobiliário?
Para quem se interessa por investir no mercado imobiliário, existem algumas opções disponíveis para adquirir diretamente. Confira mais detalhes sobre as principais:
Terreno ou imóvel na planta
A compra do terreno ou de imóvel na planta é acessível, pois os preços são menores. Além disso, traz mais autonomia para o investidor se organizar.
Ele pode optar pela reforma ou construção, ou aguardar um momento oportuno para revenda, no caso de valorização da área, por exemplo.
Diversas empreiteiras vendem os espaços ainda sem imóvel, como alternativa para quem deseja construir com seus próprios recursos e comprar uma propriedade com valores mais baixos.
Imóvel comercial
Enquanto isso, é possível investir no mercado imobiliário com imóveis comerciais. Essa opção permite construir lojas físicas ou alugar para terceiros, gerando renda passiva.
Essa opção se torna ainda mais interessante em locais mais populares, de grande procura, pois valoriza o preço para repasse posterior, mas também auxilia na consolidação do comércio instalado na propriedade.
Galpões e depósitos
Os galpões e depósitos são essenciais para a rede varejista, e auxiliam nas estratégias de vendas e distribuição de produtos em todo o Brasil.
Por isso, pode ser interessante investir nessas propriedades e realizar o aluguel, ou mesmo reforma para venda posterior.
Como sedes de operações, são lugares valorizados, e também estão disponíveis para investimento como forma de fundo imobiliário, para perfis mais conservadores.
Leilão de imóveis
Ainda, para quem deseja investir com menos dinheiro e mais praticidade, existem os leilões de imóveis.
Eles disponibilizam diferentes tipos de propriedades por preços abaixo da média, além de ser uma forma simples de adquirir a compra.
Atualmente, existem diversos sites de leilão, e até mesmo empresas mediadoras que cuidam da negociação para o investidor, com mais praticidade e segurança.
Por isso, pode ser uma boa alternativa para quem quer adquirir o próprio imóvel ou criar uma oportunidade de ganho posterior.
É um bom momento para investir no mercado imobiliário?
Sendo um segmento de constante movimentação e a atualizações, este pode ser um bom momento para investir no mercado imobiliário.
Não apenas existem diversas alternativas disponíveis, como também o setor está se reorganizando para um novo ciclo, e traz apostas interessantes para quem quer lucrar nessa área.
Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre como o setor se organiza, e aproveitar as oportunidades de renda ou de compra do seu próprio imóvel.
Acompanhe os conteúdos exclusivos da Hauz em nosso blog e fique por dentro das novidades sobre o mercado imobiliário!