Entenda o que são fundos imobiliários e se vale a pena investir

Por: Hauzs Investimentos

Os fundos imobiliários são uma alternativa interessante para quem deseja aplicar recursos nesse segmento, e vale a pena conhecer mais sobre eles.

Com opções negociadas na Bolsa de Valores, possuem vantagens como praticidade e gestão terceirizada, além de rendimentos mensais.

No entanto, muitos interessados em imóveis podem não conhecer a opção, ou saber se ela combina com seu perfil.

Por isso, saiba como os fundos imobiliários funcionam e quando investir neste ativo financeiro que vem chamando a atenção dos investidores.

O que são fundos imobiliários?

Fundos imobiliários são cotas negociadas por um conjunto de investidores, reunindo seus recursos para aplicar no mercado imobiliário.

Eles funcionam como uma espécie de “condomínio” de participantes, que disponibilizam seu patrimônio para ser aplicado em algum tipo de imóvel.

O mais tradicional é o investimento do dinheiro em construções ou na aquisição de plantas para alocar ou reformar. No entanto, existem diversas alternativas para compor a carteira, dependendo da gestora e das oportunidades.

Os ganhos posteriores são divididos entre os cotista na proporção em que cada um investiu. Essas e outras decisões podem ser tomadas em conjunto pelos participantes ou pelo gestor do fundo, uma pessoa responsável pelo direcionamento das cotas.

Como funciona fundos imobiliários?

Os fundos imobiliários funcionam como ações de empresas abertas, mas com cotas voltadas para o mercado de imóveis. Inclusive, elas são identificadas no pregão da Bolsa de Valores.

Existe uma variedade de empreendimentos que podem ter fundos de investimento. Por isso, é necessário escolher uma estratégia para compor o portfólio.

Uma vez que o investidor avalia suas opções e determina o nível de risco e o potencial de retorno, ele realiza a aplicação do capital na quantidade desejada. É possível comprar mais de uma cota nos fundos.

Assim, o fundo reúne o patrimônio de todos os participantes e aplica conforme a estratégia, sendo em uma construção ou um imóvel para locação, por exemplo.

No dia a dia, não é necessário administrar as cotas, pois o gestor cuida dos direcionamentos segundo indicações. Entretanto, o investidor pode acompanhar os valores periodicamente, para verificar os lucros.

Finalmente, os rendimentos são divididos entre os participantes conforme suas cotas.

Quais os principais tipos de fundos imobiliários?

Antes de investir em fundos imobiliários, vale a pena conhecer alguns dos principais tipos disponíveis. Veja mais detalhes:

Fundos de tijolo

Os chamados de fundos de tijolo são os conjuntos que investem em ativos reais, ou seja, imóveis de fato. Geralmente, são construções em andamento ou locais com ganhos de aluguel.

Nessa categoria, existe a autonomia para o investidor escolher os empreendimentos que desejam, podendo ser em diferentes regiões e tipos de imóvel, como comercial, industrial ou mesmo residencial.

Algumas alternativas de fundos imobiliários de tijolo incluem:

  • escritórios;
  • prédios industriais;
  • galpões logísticos;
  • hotéis;
  • shopping centers;
  • hospitais;
  • escolas.

Essas opções podem ser parte de um fundo em construção ou com propriedades já prontas para negociação.

Fundos de papel

Enquanto isso, existem os fundos imobiliários de papel, que também são ligados ao mercado, mas na forma de títulos, e não imóveis propriamente ditos. Alguns exemplos incluem:

  • letras de crédito imobiliário (LCI);
  • letras hipotecárias (LH);
  • cotas de outros fundos imobiliários;
  • certificados de recebíveis imobiliários (CRI);
  • valores mobiliários, como ações;

Nesse caso, o investidor ainda obtém os rendimentos, mas não atua diretamente com os imóveis. Geralmente, os recursos são administrados por uma terceira empresa, que aplica o valor em diferentes carteiras.

Fundos híbridos

Nesse caso, os fundos híbridos mesclam os dois principais tipos, de papel e tijolo, em uma mesma carteira.

Desse modo, o investidor pode ter mais alternativas nos seus lucros. Os conjuntos podem ser relacionados ou não, como os títulos de um imóvel e participar dos rendimentos da sua locação propriamente dita.

Qual a diferença entre mercado imobiliário e fundos imobiliários?

Os fundos imobiliários são um tipo de investimento feito na Bolsa de Valores que trabalha com ativos do mercado imobiliário. Este representa o segmento onde ocorrem as transações desses bens.

Em outras palavras, quando alguém compra, vende ou aluga um imóvel, está atuando no mercado. Enquanto isso, o investidor que possui fundos em sua carteira aplica recursos nesse segmento, mas tecnicamente opera na Bolsa de Valores.

Na prática, os fundos imobiliários constituem apenas uma das diversas alternativas para obter rendimentos com imóveis. 

Assim como fundos, compras em leilões ou financiamentos também ocorrem no mercado imobiliário, o segmento geral.

Vantagens de investir em fundos imobiliários

Investir em fundos imobiliários pode trazer algumas vantagens para o participante da carteira. Veja os principais pontos positivos dessa atividade:

Investir com poucos recursos

Atualmente, existem diversas opções de carteiras que disponibilizam cotas com valores acessíveis. 

Dessa forma, mesmo investidores iniciantes podem diversificar seu patrimônio com essa opção sem ter um alto aporte inicial. 

Algumas carteiras possuem cotas com valores como R$10, exigindo poucos recursos para começar a participar.

Maior liquidez

Ainda, vale mencionar que as cotas dos fundos imobiliários possuem alta liquidez. Isso significa que podem se transformar em dinheiro mais rapidamente.

Na Bolsa de Valores, é possível comprar e vender cotas com facilidade, e o investidor consegue resgatar seu dinheiro a qualquer momento.

Rendimentos

Os rendimentos dos fundos imobiliários são distribuídos mensalmente para os participantes conforme seu número de cotas.

E como possui alta liquidez, é possível ter acesso a esse lucro com praticidade. Caso o cotista opte por não reinvestir o lucro, pode apenas liquidar sua carteira e retirar os rendimentos.

Como investir em fundos imobiliários?

É possível investir em fundos imobiliários por meio da Bolsa de Valores, que disponibiliza as ferramentas ideias para encontrar e comprar cotas com segurança.

Além disso, existem diversas instituições bancárias que possuem projetos nesse segmento e oferecem cotas no pregão.

Dessa forma, interessados podem diversificar sua carteira e investir em imóveis com mais facilidade.

Investir em fundos imobiliários ou comprar imóvel?

Para quem deseja uma opção mais estável, segura e prática, pode ser mais interessante comprar imóveis do que investir em fundos imobiliários.

Os interessados precisam encontrar as cotas mais interessantes para seu perfil, enquanto a negociação direta pode contar com a ajuda de uma empresa mediadora especializada.

Além disso, existem alternativas igualmente acessíveis, como leilões, que disponibiliza imóveis com valores mais baixos, mas com a diferença de ser um aporte mais concreto que ações.

Nesse caso, vale a pena avaliar os seus objetivos e prioridades, pois ambas as opções possuem suas vantagens e características.Se quiser um investimento mais estável e seguro, conte com a Hauzs para encontrar o imóvel ideal em leilões com mais praticidade! Conheça nossos serviços e tenha mais segurança na sua compra.

Hauzs Investimentos

Quer saber mais sobre leilões de imóveis? Preencha o formulário e receba o contato de um especialista