Entenda como funciona um leilão de imóveis e se vale a pena participar

Por: Hauzs Investimentos

O leilão de imóveis é uma alternativa interessante para quem está em busca de uma propriedade com valor mais acessível e menor burocracia nas negociações.

Esse mercado é movimentado, e apresenta diversas opções de imóveis para os interessados avaliarem, além da praticidade na exposição e nos lances.

No entanto, muitas pessoas podem não conhecer esse segmento, ou ter dúvidas sobre como ele funciona, o que gera receio na hora de participar.

Nesse caso, o primeiro passo é entender o que é leilão de imóveis e como essa atividade funciona. Confira todos os detalhes no conteúdo que preparamos, e tire suas dúvidas de como adquirir a sua propriedade com mais facilidade.

O que é um leilão de imóveis?

O leilão de imóveis é uma modalidade de compra feita por meio de lances, onde a maior proposta é vencedora e fica com a propriedade.

Geralmente, as vendas acontecem por questões de endividamento, onde o imóvel é tomado do proprietário e colocado a venda para que a pendência seja paga. 

Cada evento possui suas características e formatos, além das instituições relacionadas, que costumam ser bancos ou empresas de financiamento.

Como funciona um leilão de imóveis?

O leilão de imóveis funciona por meio de lances. Em outras palavras, uma proposta de valor que o interessado deseja pagar pelo bem.

Inicialmente, a propriedade costuma apresentar um preço mínimo, estabelecido pela instituição que a possui, como o banco. Na primeira fase, espera-se que os lances estejam acima desse valor.

Se não existir nenhuma proposta, a instituição passa a aceitar ofertas menores do que o valor mínimo estipulado. Nesse caso, o maior lance leva o imóvel, se tornando o proprietário legal.

Somente um leiloeiro devidamente registrado na Junta Comercial do Estado pode atuar como mediador desse evento. Entretanto, diversas empresas e companhias bancárias disponibilizam propriedades para vender nessa modalidade.

Tipos de leilão de imóveis

Atualmente, existem dois tipos de leilão de imóveis que acontecem no Brasil. Eles são definidos com base na origem da propriedade anunciada. Veja mais detalhes sobre cada categoria:

Judicial

Os leilões judiciais são eventos de vendas de bens apreendidos ou penhorados por meio de um processo que tramitou na justiça.

Ou seja, foi a decisão de um juiz que autorizou a negociação, geralmente por questões de dívidas do proprietário.

Existem menos imóveis disponíveis nessa categoria, por conta da demora dos processos e da formulação da sentença. Além disso, detalhes do leilão podem ser definidos também de forma judicial, como preço mínimo da oferta.

Extrajudicial

Enquanto isso, o leilão de imóveis extrajudicial, como o nome sugere, ocorre sem interferência judiciária. 

Essa modalidade pode ser conduzida por instituições, bancos ou mesmo pessoas físicas, por motivos diversos. O principal objetivo costuma ser penhora para pagamento de dívidas, mas os participantes têm liberdade de vender sua propriedade nessa categoria mesmo com outros motivos.

Por ser uma modalidade sem tantas restrições, pode ser efetuada em diferentes canais, pela empresa tomadora ou por intermediadores, por exemplo.

Quais as vantagens do leilão de imóveis?

Participar do leilão de imóveis permite que o interessado encontre propriedades com valores consideravelmente mais baixos que a média do mercado imobiliário.

Uma vez que a intenção é a venda rápida e por preços menores, trata-se de uma vantagem significativa para quem quer economizar na compra de um imóvel.

Além disso, essa categoria de vendas permite economizar tempo, pois o processo é menos burocrático, e existem vários canais, inclusive online, para enviar uma proposta.

O interessado também tem liberdade de fazer lances conforme seu orçamento, e pode arrematar um imóvel que atende às suas buscas pelo valor que ele sugeriu.

E os riscos do leilão de imóveis?

Por outro lado, o leilão de imóveis precisa realizar todos os trâmites corretamente, ou o imóvel não será liberado com rapidez para o comprador. É comum que existam pendências, e isso pode atrasar a finalização do negócio.

Além disso, um dos principais cuidados é verificar a ocupação do imóvel, mesmo que não oficial. Isso pode gerar diversas burocracias judiciais, o que também atrasa a compra.

Nesse caso, é recomendável verificar todas as informações e optar por propriedades desocupadas.

Ainda, existem diversos canais maliciosos que aplicam golpes na internet, sendo um risco se o interessado não conhecer a plataforma que está utilizando.

Como participar de um leilão de imóveis?

Após conhecer mais sobre o leilão de imóveis, é possível participar de maneira simples, por meio de vários canais. Veja as principais alternativas para se inscrever:

Presencialmente

O formato de leilão mais conhecido é o presencial, realizado em alguma instituição ou espaço autorizado para sediar esses eventos.

Nesse caso, as vendas costumam ser agendadas oficialmente, nos canais informativos, e reúne os interessados para finalizar o negócio quanto antes.

Ainda, é comum que os interessados atuem sozinhos nessa modalidade, conduzindo suas ofertas e acompanhando as atualizações de maneira autônoma.

Online

Com a internet, se tornou possível realizar um leilão de imóveis online, em plataformas autorizadas de instituições financeiras ou empresas do meio.

Nesse caso, o processo costuma contar com registro prévio, onde o interessado anexa sua oferta e acompanha as atualizações pelo site.

Embora seja menos dinâmico e rápido, é uma alternativa mais prática, que não exige locomoção. Entretanto, o comprador também atua sozinho.

Com uma intermediadora

Enquanto isso, é possível participar de um leilão de imóveis por meio de uma intermediadora, como a Hauz.

Nesse caso, a empresa verifica as propriedades disponíveis, realiza os lances e atualiza o interessado em seu nome.

Dessa forma, não é preciso se preocupar com registros ou monitorar as ofertas, pois a empresa mediadora administra esses trâmites em nome do comprador.

Existem alternativas de intermediadoras de leilões, especialmente na internet, o que traz mais comodidade para os interessados.

Vale a pena investir em leilão de imóveis?

Vale a pena investir no leilão de imóveis se você estiver em busca de uma propriedade com preços mais acessíveis e se interessar por processos mais simples de compra.

Essa modalidade traz diversas opções com valores reduzidos, além de ser um processo menos burocrático e mais rápido de finalizar.

Com opções de participação variadas, o interessado não precisa mais acompanhar individualmente, contando com uma intermediadora para auxiliar.

Assim, é uma opção interessante para comprar imóveis com segurança e custos mais baixos, e vale a pena conhecer mais sobre esse segmento ao avaliar suas alternativas.

Conte com a Hauz para participar de leilão de imóveis com mais comodidade e segurança! Entre em contato e conheça nossas propostas.

 

Hauzs Investimentos

Quer saber mais sobre leilões de imóveis? Preencha o formulário e receba o contato de um especialista