Para quem deseja entrar no mercado imobiliário, aprender como investir em imóveis pode ser uma ótima forma de sustentabilidade financeira, sem ter obrigatoriamente uma enorme quantia de dinheiro no caixa.
O favoritismo desse tipo de investimento faz dele uma opção bastante promissora para quem está começando na área.
Contudo, há alguns caminhos necessários para entender e embarcar nesse processo com tranquilidade.
Para facilitar o aprendizado, preparamos um conteúdo especial com 8 dicas sobre como investir em imóveis. Confira!
Por que investir em imóveis é tão importante?
O primeiro passo para saber como investir em imóveis é entender o porquê de investir em imóveis é importante. E um dos principais aspectos está na necessidade de moradia envolvida nesse tipo de item.
O Censo de Moradia de 2022, por exemplo, constatou que 7 entre cada 10 brasileiros moravam em imóveis próprios.
Assim, não importa o momento, a chance de ter um retorno financeiro é grande, mesmo em situações de menor balanço.
A facilidade com que hoje em dia é feita a negociação e aquisição também se torna um importante atrativo para entrar nesse ramo e começar a aprender como investir em imóveis.
Como investir em imóveis?
Com a importância esclarecida, é hora de entender como investir em imóveis e entrar de vez no mercado imobiliário sem maiores complicações.
Abaixo, selecionamos 8 dicas para iniciar esse processo com segurança. Continue a leitura e saiba mais.
Entenda o tipo de imóvel que deseja investir
O primeiro passo para começar a investir em imóveis é saber qual tipo de imóvel é o melhor para o investimento. Existem diversos modelos disponíveis, cada qual com diferentes impactos e riscos.
Entre os investimentos físicos, do tipo tijolo, podemos mencionar:
- Direto no terreno;
- Na planta;
- Pronto ou usado;
- Nível comercial: galpões e depósitos.
Em contrapartida, o modelo de papel inclui fundos imobiliários, ações e títulos.
Nesses casos, as instituições disponibilizam cotas para serem compradas pelos investidores.
De qualquer maneira, em todos os tipos, o que diferencia é o nível de conhecimento e capital para começar o processo de como investir em imóveis.
Para alguns, exige muita instrução um capital médio, como no imóvel na planta, em outros, como no fundo imobiliário, o capital é baixo, mas a instrução é mínima.
Saiba o quanto ele custa
Mesmo sem a necessidade de ter um capital enorme para investir em um imóvel, saber quanto ele custa é fundamental para calcular os riscos e potenciais ganhos da escolha.
Também se leva em conta o quanto é possível gastar no investimento, devido à importância de um movimento que, muitas vezes, estará presente durante muitos anos da vida financeira.
Mapeie os objetivos em investir com esse imóvel
Saber os objetivos por trás do investimento é um aspecto fundamental para realizar essa atividade da melhor forma.
Alguns casos servem para uma renda pela vida inteira, outros são temporários, onde logo será feita a revenda, depois de uma reforma.
Não importa qual objetivo, estudá-lo antes de começar o investimento é necessário pois impactará as negociações, a busca pelo imóvel e outros detalhes do processo.
Procure imóveis de leilões
Para investidores iniciantes, uma boa opção é ir atrás de imóveis de leilões. São vendas localizadas em espaços onde aquele que pedir o maior lance, compra a propriedade e pode investir nela como bem quiser.
É uma opção sem burocracia, prática e bastante fácil de começar na trajetória de como investir em imóveis.
No leilão, é possível encontrar imóveis com preços menores comparados com aqueles do mercado no geral.
A venda é rápida e pode acontecer tanto em um espaço físico próprio para esse tipo de operação, quanto para plataformas online específicas.
Nesses locais é bastante comum acontecer a compra de imóveis usados, em virtude de muitos leilões acontecerem para a quitação de dívidas do proprietário.
Conheça empresas especializadas em imóveis de leilões
Uma das melhores formas de começar o investimentos de imóveis por leilões é com empresas especializadas nesse ramo, como a Hauzs.
Esse tipo de empresa funciona como uma intermediadora entre o investidor e o leilão. O trabalho de pesquisa pelas ofertas, monitoramento e registro fica a cargo da empresa contratada desse processo.
A companhia também faz os lances em cima da propriedade, tudo no nome do investidor que procurou intermediação, trazendo mais comodidade para quem está aprendendo como investir em imóveis.
Realize investimentos financeiros
O Fundo Imobiliário e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) são duas possibilidades de investimentos financeiros para quem está chegando nesse mercado.
No primeiro caso dos FIIs, se trata de um Fundo onde diversos interessados investem com uma parte do patrimônio total da ação a ser aplicada em um empreendimento.
Seja pelo aluguel dos imóveis, da renda do fundo ou da valorização do que foi investido, todos saem ganhando, devido à obrigação que o gestor responsável tem de distribuir no mínimo 95% do resultado entre os membros dos FIIs.
É importante destacar que os FIIS é uma das formas de investimento que mais tem crescido nos últimos anos, por conta da diminuição da taxa de juros e da qualidade dos títulos.
Por outro lado, a LCI é um empréstimo, na forma de um título de Renda Fixa presente no mercado imobiliário. O dinheiro fica nos bancos que também emprestam o valor para instituições responsáveis pelo setor de imóveis.
Compre terrenos
A compra de terrenos é indicada para quem está aprendendo a como investir em imóveis por conta do baixo risco envolvido no processo, a possibilidade de menores valores no mercado e a pouca manutenção.
Na compra de um terreno, o indivíduo tem a garantia de uma maior economia, visto que ele só deve pegar o IPTU da área inscrita.
A difícil valorização também reforça essa dica, mas recomenda-se sempre estudar o local ao redor, para ter a certeza de que o investimento é favorável.
Construa propriedades do zero
Por fim, a construção de um imóvel do zero é uma ótima opção para quem deseja ter uma propriedade bem valorizada no momento da venda do próprio.
Pode ser um prédio, uma casa para família ou de campo. Aqui, você terá todos os detalhes do estudo, área e critérios desde o começo da jornada.
Quando vale a pena aprender a como investir em imóveis
Se você deseja viver de renda de aluguéis fixos ou somente diversificar o seu patrimônio, vale a pena aprender como investir em imóveis.
Estudar o campo, as regras, critérios e riscos são outras maneiras de se sair bem dentro dessa atividade.
Para uma garantia de retorno ainda melhor, consulte a Hauzs e faça uma parceria no investimento do imóvel de interesse!